Copyright 2016 Grupo NGXit
Serviços de infraestrutura de TI

Voltar

Brasil no TOP 5 de ransomware: um podium que ninguém quer

Seria uma bela posição, não fosse em um ranking negativo: o Brasil é TOP 5 entre os mercados que mais sofrem ataques de ransomware na América Latina.
Na quarta posição geral, o país é também o segundo colocado quando o tema é a propagação de famílias de ransomware, com 214 linhagens detectadas em estudo global.
De acordo com a pesquisa, em todo o mundo foram detectadas 1190 variantes apenas das famílias FileCoder, um aumento de 60% em relação a 2016. A América Latina fica com uma indigesta fatia de 33% das infecções por estas variáveis.
Nos países latino-americanos, a família de ransomware que teve mais incidência em 2017 foi a TeslaCrypt, havendo também altos índices da linha Crysis no Brasil e Uruguai. Outras séries bastante incidentes na AL foram CryptoWall, Cerber e Locky.

 

 

WANNACRY
O WannaCry, que no início do ano passado afetou milhares de computadores em todo o mundo, gerando prejuízos gigantescos para dezenas de empresas, foi o sétimo colocado na região.
SÓ TENDE A PIORAR
E segundo a pesquisa, o quadro não promete melhora alguma. Ao contrário: o ransomware tem sido visto pelo submundo hacker como uma forma muito fácil de ganhar dinheiro, já que cobra muito alto pela devolução dos dados sequestrados e é quase impossível pegar o autor do crime antes de haver muito prejuízo.
Até o FBI já se manifestou sobre a questão, indicando que perdas geradas por ransomware chegaram a US$ 1 bilhão em 2016 só nos EUA, e que, com os novos alvos que o avanço da Internet das Coisas propicia, esta tendência só irá aumentar.
TEM SAÍDA!
Mas calma: nem tudo está perdido. Assim como existe a ameaça constante do cibercrime, existe também a evolução contínua das soluções de segurança, que podem, sim, conter ataques e proteger empresas.
Vale a pena investir em fornecedores especializados, que sejam homologados pelos principais fabricantes do mercado de segurança da informação, e cujas equipes tenham respaldo para garantir ainda mais efetividade às soluções aplicadas.
Desta forma, será possível se prevenir, adotando ferramentas que permitam identificar ameaças em níveis iniciais ou antes mesmo que as invasões ocorram, e também tomar atitudes reparadoras em tempo hábil se os ataques ocorrerem, mitigando riscos e perdas.
SALVE SUA EMPRESA
Segurança é a solução. E aqui no Grupo NGX, temos o melhor nesta área. Conheça em: http://ngxit.com.br/prevencao-de-ameacas-avancadas/ e http://ngxit.com.br/mobile-security/

No Comments

Leave a reply